top of page
1_edited.png

Coleção de um retrato só

multiplas-10x15-120dpis_edited.jpg

os quatro retratos

Uma coleção de figuras, retratos e silhuetas

Esta é minha coleção de um retrato só, dentro do projeto Transbiografia em processo
desde 2014. 
De um único arquivo retirado do álbum de família, busco a multiplicação
da imagem usando a repetição com reprodução, recorte, sobreposição, desenho e sombra.
O conjunto forma uma fábula de afetos de memória abertos para possíveis diferenças.
Há 5 ampliações de um mesmo negativo, retratando uma menina que posa na frente de
um pano branco.
Essa cobertura parcial do fundo impede o imediato deslocamento da imagem da
menina para um campo neutro, limpo, sem acidentes ou contexto.
Em 4 reproduções se vê a fotografia inteira do negativo. No corte, o fundo sangra as
margens do papel, possibilitando transportar a imagem da menina para outros
territórios de identidade.
A apropriação da fotografia de família possibilitou o exercício de espelhamento subjetivo,
jogo e fabulação.
2.png
3.png

cartão postal

 

No caminho, busca-se a intersecção com o trabalho dos seguintes artistas:

 

-Seydou keïta (Retratos no estúdio- Instante de dignidade) segundo texto de Jacques Leenhardt, utiliza a pose, a mis en scéne,  os panos de fundo como forma de dar dignidade ao retratado, tornando as imagens atemporais. Inspira-se nas poses de pinturas - souwéres.  No mesmo texto,  o  pano de fundo - tirar/por panos de fundo na fotografia, importa adicionar/subtrair significados, atualizar.  O ritual de esquecimento do entorno, importa ativação de identidades que repousam na memória - Os retratos de Meissa Gaye tem a particularidade de não permitir que o espectador perceba com clareza em que locais as imagens foram realizadas. - Rosângela Rennó  “...sou uma colecionadora compulsiva, gosto da fiscalidade, da materialidade das coisas. Por exemplo, as fotos dentro dos álbuns, os slides nos carrosséis, os envelopinhos  antigos para guardar negativos. Quando comecei a trabalhar com apropriação, lidava basicamente com fotografias de família, escolhidas por uma razão subjetiva. (...) Observando os retratos de identificação, compreendi a complexidade que envolve essa coisa simples e banal que aparentemente é um retrato 3x4...”(depoimento de R.R. A Maria Angélica Melendez e Wander Melo Miranda, no estúdio da artista, RJ, 27 de maio de 2001. -Duane Michals #Things are queer” 1973  - Oumar Ka - “duas mulheres em frente a uma casa com teto de palha” - Moholy Nagy - “Produção e Reprodução” -  Manoel de Barros

12.png

o negativo

Ela tem uma panca inabalável na frente do pano branco na frente do muro do beco. De braços cruzados agilíssimos em esperar, ela aguarda a exposição luminosa, espreitando o momento do disparo da câmera que virá para lançá-la a outros mundos. Num instante, a viagem da imagem é infinita para todos os olhos, mesmo os amarelados. É comovente a figura e suas roupas que não envelhecem, apenas se desgastam passivamente pela fricção dos afetos. Mas o que enternece mesmo, nem se sabe como, não é a pose, o conjunto da figura, o olhar ou o sorriso, mas a ausência de um animal camaleão naquele beco, Impossível mimetizar a brancura da asa da garça com a rude pele de sapo do muro, parede que faz da rua um beco, todo carcomido.

o retrato
5.png
6.png

o quinto retrato

9.png
10.png
menina10x15-120dpis.jpg

a menina e suas sombras

  Colecionar silhuetas

  Quando a figura de um retrato insiste em durar, são seus aspectos mais diversos que variam para dar corpo a um salto misterioso para fora da imagem. Aparições na forma de sentidos resgatados chegam assim sem avisar e, em síntese, se instauram. Ao colecionar silhuetas, enigmas são criados. Decifrá-los exige ficar ali por um tempo. Decifrá-los é mesmo matutar em longa estrada.

  Pode-se reproduzir e reproduzir infinitamente o incansável e inesgotável negativo fotográfico, sem que nada impeça, a cada mirada, emergir da figura uma nova silhueta que ganha mundo próprio e diferentes cenários.

   

13.png

silhueta no sobrado

a-menina-sua-sobra-e-a gaiola-10x15-120d

silhueta, gaiola e pássaro imaginários

menina-com-asa-gazella-sapo-arvore.jpg

a menina e seus possíveis

bottom of page