top of page

SEGUNDA SEMANA AUDIOVISUAL de 19 a 30 de julho no Vila Flores

}{ OFICINAS

Local: Atelier Coletivo Ameixa / Entrada pela Rua Hoffmann, 447

Informações: coletivoameixa@gmail.com

} ​O​ficina de Experimentação Criativa - FOTONOVELA

Com Luciana Mena Barreto e Liana Alice

23, 24 e 30 de julho, sábado e 2 domingos -10h às 16h

Inscrições Gratuitas: http://goo.gl/forms/cSt2dRa4X9cGYTGr1 A oficina é dirigida ao público trans e é gratuita - sendo apenas necessário a inscrição prévia com preenchimento deste formulário.

​DA OFICINA

A oficina propõe a criação de micro-narrativas em formato de fotonovela, experimentando as possibilidades da fotografia encenada com sobreposição da escrita. É dirigida ao público trans.

METODOLOGIA

Primeiro encontro: Dinâmica de grupo, com conversas e exercícios de escrita, caminhada pelo entorno do Vila Flores e leitura de texto. Criação de roteiro comum. Segundo Encontro: Prática com registro fotográfico a partir das cenas criadas pelo grupo. Terceiro encontro: Edição do material produzido e construção/montagem da fotonovela.

Liana Alice

Liana Alice, 24 anos Mulher trans e atuadora. Começou sua própria história ao assumir sua identidade, desde então vive em transições e deslocamentos, passando pelos caminhos, descaminhos e trocas de conhecimento da vida, da arte e da política na busca de uma liberdade ao mesmo tempo coletiva e individual. Tem feito teatro em Porto Alegre desde 2012, passou pela Escola de Formação de Atores 2014/2016 da Terreira da Tribo, onde hoje estuda Teatro de Rua, Arte e Política.

Luciana Mena Barreto

Artista e fotógrafa. A partir de 2004 realiza uma série significativa de registros de espetáculos em Porto Alegre. De 2009 em diante, aproxima o seu fazer fotográfico com a criação de mapas afetivos em derivas urbanas e uma série de autorretratos em que investiga as tensões entre a expressão da interioridade e a construção das identidades/subjetivações sociais. Atualmente realiza e desenvolve projeto Estúdio Lascivo: ação que integra o evento artístico RANDEVU VILA FLORES - promovido pela Caixa do Elefante, com temática erótica, quando os presentes são convidados a protagonizar um ensaio fotográfico que tem como tema o erótico e o corpo nu. As fotografias produzidas integram um ensaio artístico que é exposto no evento seguinte. Luciana tem pesquisado a junção de imagens como ação produtora de afetações improváveis. Atua com o Coletivo Ameixa, que integra a Associação Cultural Vila Flores em Porto Alegre, desde 2014. Site: http://www.lucianamenabarreto.com/

bottom of page